Nossas Paróquias             Notícias             Os Nossos Pais Nos Contaram
01/07/2020 Padre Nilson noticias Os Nossos Pais Nos Contaram
Imagem de dois avos

Tecer palavras sobre o ser humano é sempre muito gratificante porque nos mergulha na contemplação que nos reconduz às raias da nossa inserção no indescritível mistério da divindade.

Essa afirmação decorre da concepção de que o ser humano não é um ser qualquer. De fato, as primeiras páginas da Bíblia nos ensinam: “E Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou” (Gn 1,27).

Esse e outros fundamentais ensinamentos da Bíblia nos chegaram através das experiências contemplativas de nossos antepassados, pais e avós.

Já que no mês de julho celebramos a festa de São Joaquim e Sant’Ana, pais de Nossa Senhora e avós de Jesus, quero trazer à nossa consideração o alto grau de importância e valor das pessoas idosas na construção e desenvolvimento de nossa sociedade.

Como vivemos em tempo de acelerada utilização de objetos descartáveis, podemos cair na tentação de descartar e desconsiderar pessoas pelo fato de as acharmos velhas, obsoletas e até inúteis. Quando se trata de pessoas, na verdade, não é e nem deve ser assim. O fato de estarmos em estágio de consideráveis avanços tecnológicos em variadas frentes da vida humana, nos remete necessariamente aos feitos de nossos antepassados. Sem os degraus que nos foram entregues pelas gerações passadas, não estaríamos no atual patamar de desenvolvimento e progresso que, muitas vezes, fazemos questão de ostentar como construção unicamente das novas gerações.

As Sagradas Escrituras fazem menção às fiéis e criativas gerações passadas como uma fortaleza mais do que segura e que apontam para as novas gerações os corretos e seguros caminhos a trilhar no que se refere ao sentido da vida e à valorização do ser humano como o grande presente de Deus. As gerações que nos antecederam não têm a intenção de nos ensinar a repetir cegamente o passado, mas de nos incentivar a procurar e encontrar adequadas soluções para as questões atuais, sem que venhamos a perder o sentido da vida.
   Somos gratos a Deus pela vida que ostentamos e recebemos de nossos pais e antepassados. Cada geração entrega à geração seguinte as suas conquistas. Cada geração tem sempre a contar os seus avanços e seus retrocessos, suas dores e alegrias.

Por isso, toda a gratidão ao nosso Senhor e Deus, doador de nossa vida e da vida de nossos pais e antepassados. Sim, os nossos pais nos contaram que o nosso Deus é o princípio e fundamento de nossa vida.

Finalizamos essa reflexão com a oração: “Senhor por intercessão de São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus, lembra-te daqueles a quem deste o dom da vida longa. Recompensa-os agora pelo bem que realizaram no passado, perdoa-os por suas falhas. Torna seus dias felizes e dá-lhes tua graça a fim de que sigam crescendo através dos desafios de seus últimos anos. Dá-lhes a vida eterna em tua presença”. Amém.