Nossas Paróquias             Notícias             SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS E SANTAS COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS
01/11/2020 Pe. Nilson Faria dos Santos, SDB Artigos SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS E SANTAS COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS E SANTAS COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS

No dia 1º de novembro celebramos a solenidade de Todos os Santos e Santas de Deus; no dia seguinte, 02 de novembro, celebramos a memória de Todos os Fiéis Defuntos, isto é, das pessoas que já se foram e ainda necessitam de nossas orações de intercessão para usufruir eternamente da presença amorosa de Deus.  Trata-se, na verdade, de duas faces de uma mesma medalha, ou seja, da vida após a morte.

Assim, no dia 1º, nós pedimos a todos os santos e santas que intercedam por nós junto a Deus para que sejamos santos; no dia 02, nós, que continuamos a vida neste mundo de Deus, rezamos para que o mesmo Deus acolha em sua eterna e misericordiosa presença todas as pessoas que partiram desta vida e ainda aguardam a sua purificação para viver eternamente com Ele.

O mês de novembro nós o dedicamos às almas do purgatório. O Papa São Paulo VI, em 1967, estabeleceu indulgências parciais e plenárias pelas almas do purgatório; também determinou a semana de 01 a 08 de novembro como a semana das almas, em que podemos conseguir indulgências plenárias para elas mediante algumas ações, como: visita ao cemitério e orações por elas, fazer a confissão, receber a comunhão e rezar pelo Papa (Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai). Isso quer dizer: as pessoas que já faleceram não podem por si mesmas conseguir a sua purificação; dependem de nossas orações, missas, esmolas, penitências, etc.

No entanto, neste ano, devido às atuais circunstâncias da pandemia, o Santo Padre, Papa Francisco, prorrogou as indulgências plenárias para os fiéis defuntos durante todo o mês de novembro, podendo-se substituir a visita ao cemitério pela visita a uma igreja.

Aproveitemos esta oportunidade que nos é proporcionada pelo Papa Francisco, durante todo o mês de novembro, a fim de conseguirmos as indulgências plenárias para os nossos entes queridos que já fizeram a sua despedida deste mundo e aguardam entrar na plena presença de Deus.

Desse modo, agindo em favor de irmãos e irmãs, estaremos pavimentando a nossa estrada rumo ao nosso definitivo encontro com Deus, Pai e Criador.