Nossas Paróquias             Notícias             Dom José Eudes é nomeado novo bispo da Diocese de São João del - Rei
12/12/2018 Samuel Daldegan | Paróquia São João Bosco SJDR Diocese de São João del - Rei Dom José Eudes é nomeado novo bispo da Diocese de São João del - Rei Ele é natural de Barbacena, tem cinquenta e dois anos e era atualmente bispo da Diocese de Leopoldina

A Diocese de São João del - Rei está em festa! Dom José Eudes Campos do Nascimento foi nomeado pelo Papa Francisco como novo bispo de São João del - Rei. Ele, atualmente, exerce seu ministério na Diocese de Leopoldina, cidade da Zona da Mata mineira, e virá transferido para ocupar o governo diocesano que está vacante desde 19 de janeiro deste ano, após a morte de Dom Célio de Oliveira Gourlart. A Nunciatura Apostólica, orgamismo que representa a Santa Sé no Brasil, fez o comunicado da nomeação hoje pela manhã. [ver notícia da CNBB]

Dom José Eudes sucederá no governo diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart, falecido em janeiro deste ano.

Dom José Eudes é natural da cidade de Barbacena, Minas Gerais, tem cinquenta e dois anos. Na sua trajetória de formação, teve forte influência Slaesiana. Foi aluno interno nas Escolas Dom Bosco de Cachoeira do Campo (Ouro Preto)/MG, fez o Seminário Menor no Aspirantado dos Salesianos em Pará de Minas/MG , chegando a iniciar o Postulando, quando se desligou da Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos). Ele estudou Filosofia no Instituto Santo Tomás de Aquino em Belo Horizonte e cursou  Teologia no Seminário Arquidiocesano de Mariana. Foi ordenado sacerdote no ano de 1995, atuando em diversas paróquias da arquidiocese de Mariana e, antes de sua nomeação, trabalhou como pároco da paróquia Santa Efigênia em Ouro Preto – MG.

Dom José Eudes, em sua sagração episcopal na cidade de Barbacena, em 2012.

Ele recebeu sua sagração episcopal no dia 15 de setembro das mãos de Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana, Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora e Dom Francisco Barroso Filho, bispo emérito de Oliveira. Seu lema é Servus in Charitate (Servo no Amor), que está expresso no brasão, símbolo de seu ministério espiscopal.

Esse é um momento especial de ação de graças. A Diocese de São João del - Rei, que estava há nove meses pedindo a Deus um pastor, agora deve seguir unida em oração, pelo ministério espiscopal de Dom José Eudes, a frente de nosso povo. A posse canônica de nosso novo bispo deve ser agendada em breve.

Habemos Episcopum! Deo gratias!

Temos um bispo! Demos graças a Deus!

Pe. Roberto Modesto Carneiro sdb - Pároco