1 |
POR isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, |
2 |
Sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa. |
3 |
Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou. |
4 |
Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus. |
5 |
E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; |
6 |
Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim. |
7 |
Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, |
8 |
Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto. |
9 |
Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras. |
10 |
Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos. |
11 |
Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso. |
12 |
Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. |
13 |
Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; |
14 |
Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. |
15 |
Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação. |
16 |
Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés. |
17 |
Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? |
18 |
E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? |
19 |
E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade. |
|