SANTUÁRIO

Praça Dom Helvécio, 88 - Bairro Dom Bosco

São João del - Rei / Minas Gerais

HISTÓRIA

No dia 10 de janeiro de 1936, Dom Helvécio Gomes de Oliveira, Arcebispo de Mariana, criou a segunda paróquia de São João del – Rei, dedicada a São João Bosco. Esta é a primeira paróquia do mundo quer teve como padroeiro o apóstolo da juventude já com o título de santo, uma vez que sua canonização ocorreu no dia 1º. de abril de 1934, Páscoa do Senhor naquele ano.

E como matriz provisória, funcionou a capela do Albergue Santo Antônio, cedido pelas Irmãs Carmelitas da Divina Providência. No dia 19 de março de 1936 realizou-se a posse do primeiro pároco, Monsenhor Francisco Tortoriello, o qual providenciou o lançamento da pedra fundamental que ocorreu no dia 15 de julho de 1937, por Dom Helvécio.

Em 10 de março de 1946 Dom Helvécio entregou esta paróquia aos Salesianos de Dom Bosco, assumindo como segundo vigário o Pe. Francisco Gonçalves de Oliveira.

A Inauguração do Santuário de São João Bosco ocorreu no dia 6 de julho de 1947 e sua consagração como santuário no dia 17 de agosto de 1986, por Dom Antônio Carlos Mesquita, Bispo de São João del – Rei.

Atualmente a paróquia é formada por doze comunidades, sendo sete urbanas e cinco rurais. O trabalho social é realizado com o apoio do Movimento Comunitário Dom Bosco que presta assistência às famílias, oferece serviços de psicologia, nutricionista, massoterapia e cursos populares.

Nesses 82 anos de existência a paróquia é conhecida em toda cidade e região pelo seu carisma, pelas celebrações liturgicamente bem preparadas, por seu trabalho de catequese e suas obras sociais, entre elas o Oratório Festivo São João, que funciona aos domingos, atendendo a dezenas de crianças e jovens, amor maior de nosso padroeiro.

Fotos: Ana Carolina Dias / Arquivo CSDP

Receba as notícias e artigos da Santuário São João Bosco - MG. Cadastre seu e-mail...