PASTORAIS E MOVIMENTOS
Liturgia
            PASTORAIS E MOVIMENTOS             Pastorais e Movimentos

PASTORAL LITÚRGICA

A Pastoral Litúrgica é composta por duas equipes:

1. EQUIPE DE LITURGIA

Equipe composta por representantes dos grupos e Pastorais da Comunidade que se reúnem mensalmente para se formar, pensar e preparar as Celebrações Eucarísticas, as Celebrações dos Sacramentos (Crisma, Matrimônio, Primeira Eucaristia...) e até dos Sacramentais, para que haja uma participação ativa, consciente e frutuosa da Comunidade Celebrativa.

Nenhuma atividade pastoral realiza-se sem referência à Liturgia. Isso porque qualquer celebração tem sentido Evangelizador e Catequético.

“Desde sua origem, a Igreja acredita que a Liturgia seja sua ação mais eficaz, porque nela, por ação do Espírito Santo, Deus age de modo infinitamente mais eficiente e forte do que em qualquer outra atividade que a Igreja possa empreender”.

O Concílio Vaticano II expressou na Sacrossanto Concilium a importância da Celebração Litúrgica: “Cada celebração Litúrgica é uma ação sagrada por excelência, cuja eficácia, no mesmo título e grau, não se iguala a nenhuma outra ação da Igreja.

A Equipe de Liturgia deve reunir-se mensalmente para:

- Formar e animar as equipes de cada pastoral;

- Escolher cantos adequados ao tempo litúrgico e para todas as celebrações;

- Promover encontro para estudos, canto pastoral e para caminhar juntos com a Arquidiocese;

- Caminhar na unidade com todas as comunidades da Paróquia.

1. EQUIPES DE CELEBRAÇÃO LITÚRGICA PROPRIAMENTE DITA

Animam as celebrações litúrgicas na Paróquia para que a comunidade, povo de Deus, possa celebrar com alegria o mistério Pascal.

Em nossa Paróquia existem apenas as equipes de Celebração (animação da Celebração Eucarística). Ainda não temos organizada a Pastoral Litúrgica. Estamos nos organizando, para que, em breve, tenhamos uma Pastoral Litúrgica organizada com representantes de diversas pastorais e grupos (batismo, coroinhas e acólitos, MESCE, Catequese) e, assim, podermos usar o nosso povo a celebrar melhor.

As pessoas que tiverem interesse em participar dessa Pastoral tão importante na vida da Paróquia, pode nos procurar ao final das celebrações em todas as comuidades ou na Secretaria Paroquial.

Receba as notícias e artigos da Paróquia São João Bosco - DF. Cadastre seu e-mail...