PASTORAIS E MOVIMENTOS
Catequese
            PASTORAIS E MOVIMENTOS             Pastorais e Movimentos

CATEQUESE PAROQUIAL

Deus, infinitamente bom e misericordioso, concede a cada um de nós dons e talentos, os quais devem ser partilhados em forma de doação e serviço. Na Igreja, esses dons e serviços são também chamados de “ministério”, um serviço tão importante, que, não existindo ou vindo a faltar, a própria missão da Igreja estaria prejudicada. Um desses serviços é a Catequese, que está na base de toda ação da Igreja. Ela busca preparar os cristãos para dar uma resposta de qualidade ao seguimento de Jesus. Portanto, a catequese é uma ação essencialmente eclesial. Não é uma ação particular.

O Catequista serve no Ministério catequético e age em nome da Igreja; mas toda a Comunidade Paroquial deve sentir-se feliz e responsável por esse serviço, pois ele consolida a vida da comunidade. O catequista, por sua vez, assume o ministério da catequese e deve ser colocar, em tudo e acima de tudo, na escola de Jesus, Mestre e Senhor, o formador de seus discípulos-missionários. E ainda, se une àquela que foi a primeira discípula e catequista, a inspiradora incentivadora da missão profética dos que exercem a missão de Educadores da Fé. Maria, Mãe e Mestra, educa o catequista para a plenitude da doação, da disponibilidade e do comprometimento. O catequizando é para quem se destina toda ação catequética, a quem se revela quem é Deus, o quanto ele é amado por Deus, e o que Deus espera dele. Por isso, toda ação catequética tem como centro a pessoa de Jesus Cristo, já que Ele foi quem primeiro revelou quem é Deus Pai e o seu Plano de Salvação. A Catequese é realizada por meio de Encontros que não são “aulas”, mas sim uma realidade de fé, um momento propício para o encontro pessoal do catequizando com Jesus Cristo, do qual somos seus discípulos-missionários. Independentemente do método que se utiliza, o catequista é a alma de todo método que se utiliza, o catequista é a alma de todo método, o mediador que facilita a comunicação entre os catequizandos e o mistério de Deus, das pessoas entre si e a comunidade.

A Catequese, presente nas comunidades, segue as orientações do Bispo na Arquidiocese. Ele é o primeiro responsável pela Catequese. A Catequese Arquidiocesana tem uma coordenação geral, a qual é dividida em Vicariatos. Os Vicariatos se dividem em Setores. A nossa Paróquia pertence ao Setor IV, o qual tem como coordenadora Maria Maura Figueiredo. Na Paróquia, as responsáveis pela Coordenação Geral são: Amanda e Luísa, que trabalham em unidade com as coordenações das comunidades:

- COMUNIDADE SÃO JOÃO BOSCO – LUÍSA E AMANDA

Sábados – 9h às 10h – Atividades Recreativas

10h às 11h30 – Encontros catequéticos

* Crisma – Catequese com Jovens e Adultos

Sábados – 17h30

* Crisma – Catequese com Adultos

Terças-feiras – 19h30

- COMUNIDADE NOSSA SENHORA AUXILIADORA – LÍVIA

Domingos – 17h30

- COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA – JULIENNE

* Sementinha I e II, Pré-Eucaristia, Primeira Eucaristia, Perseverança