SANTUÁRIO
Sobre a Paróquia
            SANTUÁRIO             Sobre a Paróquia

A Igreja da Paróquia São João Bosco do Núcleo Bandeirante foi um dos primeiros centros religiosos do Distrito Federal. Aliás, a história da Paróquia São João Bosco tem início antes mesmo da construção de Brasília.

O responsável pela concretização do sonho de construir uma igreja na antiga Cidade Livre foi Padre Roque Valiati Baptista, que chegou ao local em 18 de abril de 1956. Padre Roque contou com o apoio, o suor e a fé dos candangos que viviam nos barracos de madeirite da região. Além da luta para construir a Igreja física, Padre Roque começou o seu trabalho junto ao povo do Núcleo Bandeirante e acampamentos, atendendo aos engenheiros, famílias, mestre de obra e operários.

Padre Roque mudou-se definitivamente para Brasília meses depois e tornou-se o 1º Pároco. A primeira missa oficial da Paróquia foi realizada no dia 16 de julho de 1957. A Igreja contou com estrutura de madeira por 15 anos. Em 1972 foi reinaugurada com um belo salão de alvenaria com vitrais coloridos e salas.

Durante 37 anos, Padre Roque conduziu com firmeza e autoridade a Paróquia e veio a falecer no dia 15 de junho de 1994. Ele nos deixou um legado de coragem trabalho, oração e fé em Jesus Cristo.

O segundo pároco foi o Padre Rubens Vargas Trindade, que esteve à frente da Paróquia São João Bosco de 10 de fevereiro de 1994 a 4 de janeiro de 1999. Depois de um período em outra paróquia, retornou em 28 de fevereiro de2006, tomando posse no dia 9 de abril de 2006. Ficou como Pároco até o dia 2 de março de 2007.

Padre Marcos dos Prazeres foi o 3º Pároco, de 5 de janeiro de 1999 a 27 de fevereiro de 2006.

O 4º Pároco foi Padre Paschoal Andreiuolo, que chegou à Paróquia no dia 15 de fevereiro de 2007 e tomou posse no dia 24 de março de 2007. Ficou como pároco até o dia 16 de setembro de 2010.

O 5º Pároco foi o Padre Ricardo Sávio do Sacramento. Nomeado no dia 24 de setembro de 2010, tomando posse no dia 31 de janeiro de 2011. Ficou à frente da Paróquia até o dia 22 de janeiro de 2014.

O 6º Pároco foi o Padre Pedro Sotanni. Ele tomou posse no dia 31 de janeiro de 2014. Mas, pouco mais de um ano depois de assumir como Pároco, Padre Pedro adoeceu e acabou falecendo nessa Paróquia, em junho de 2015.

Foi enviado para assumir temporariamente como Administrador da Paróquia São João Bosco o Padre Oscar de Farias Campos. Ele ficou à frente até o dia 12 de junho de 2015.

Para assumir como o 7º Pároco foi determinado o Padre Nilson Faria dos Santos, nosso atual pároco. Ele chegou no dia 31 de julho de 2015 e tomou posse em 6 de agosto de 2015.

Desde que chegou, Padre Nilson vem demonstrando firmeza e seriedade. É uma pessoa objetiva e sintética, que fala pouco, que não se prolonga em suas homilias, palestras e conversas. Tem pontualidade e o cumprimento de horário como valores que respeita. Cuida para que haja sempre momentos de atendimento, onde os paroquianos possam se confessar.

Receba as notícias e artigos da Paróquia São João Bosco - DF. Cadastre seu e-mail...