Nossas Paróquias             Notícias             Natividade de São João Batista, o precursor
23/06/2018 Pe. Jairo de Matos Fonseca sdb Festas litúrgicas Natividade de São João Batista, o precursor
Zacarias e Isabel, com o filho João Batista, concebido na velhice
"O nome João significa “Presente de Deus”. Por isso aparece com tanta ênfase no Evangelho de hoje e quer mostrar que tudo é dom de Deus para nós."

A Igreja Católica celebra hoje o nascimento de João Batista. Não é celebrado o seu aniversário e sim o seu nascimento. Apenas três nascimentos são celebrados pela Igreja:

O de Jesus no dia 25 de dezembro;

O de Maria no dia 08 de setembro;

O de João Batista no dia 24 de junho. No dia 29 de agosto a Igreja vai celebrar o martírio de João Batista, que é seu nascimento para o céu.

O nome João significa “Presente de Deus”. Por isso aparece com tanta ênfase no Evangelho de hoje e quer mostrar que tudo é dom de Deus para nós. É Deus que está tomando todas as providências para que sejamos salvos. O Evangelho mostra de várias formas que João é um presente de Deus: o fato de seus pais serem idosos; o fato de Isabel ser estéril; o fato de não haver ninguém na família com o nome de João e, finalmente, o fato de a língua de Zacarias se soltar para dizer: “João é o seu nome”.

E Batista, o que significa este sobrenome? Batista significa aquele que batiza. João batizou centenas de pessoas, inclusive Jesus, nas águas do Rio Jordão. Por isso ele é realmente aquele que batiza, ele é o Batista.

João Batista é uma das poucas pessoas que receberam um elogio de Jesus. E que elogio! Era para fazer inveja em qualquer santo, se é que santo pode ter inveja. Jesus diz que João é um homem firme e correto. Seu coração está orientado numa direção só. Para Jesus ele é o maior de todos os profetas. De fato, ele tem um pé no Antigo Testamento e outro no Novo Testamento. João viu e batizou o Messias, cuja vinda foi esperada e preparada ao longo de todo o Primeiro Testamento.

Seu modo de viver vai nos lembrar o Profeta Elias que vivia no deserto, impelido pelo Espírito de Deus. Aliás o próprio anjo anuncia que João vai andar no espírito de Elias o mais típico homem de Deus do Antigo Testamento.

Prestando atenção à pregação de João podemos dizer que ele foi um profeta exigente: Cobra de cada pessoa que viva honestamente de acordo com seu estado de vida. Suas palavras incomodam a muita gente. Mas é justamente por isso que ele se torna uma luz no caminho dos homens.

É importante notar que Jesus iniciou sua pregação no ambiente pré-aquecido por João Batista. Isto encerra uma profunda mensagem para nós. Mesmo no ponto mais alto de sua ação salvífica no mundo, Deus não despreza a participação humana. Ele quer contar com a nossa colaboração para que o bem aconteça em toda a parte e sua maravilhosa criação continue se aperfeiçoando.

A festa de hoje apresenta-nos João Batista como um profeta cujas virtudes devemos imitar. Entre elas destacamos três:

1. Sua humildade. João não se coloca no lugar de Jesus. Ele não se faz de importante. “Eu sou apenas uma voz que clama no deserto: preparai os caminhos do Senhor, porque ele está próximo”. Tem a humildade de dizer. “Eu não sou nem Elias, nem Jeremias, nem o Profeta. Eu não sou tampouco o Messias. E digo mais: eu não sou digno nem de me abaixar diante dele para desatar suas sandálias. É preciso que ele cresça e que eu desapareça”.

2. Sua autenticidade. João era um homem firme em seus propósitos. Ele não era de Deus só de vez enquanto como muitas vezes somos nós. Jesus mesmo o elogiou porque ele não era bom só de vez enquanto. “João não é como uma vara agitada pelo vento”.

3. Sua bravura quando se trata de denunciar o erro. Teve a coragem de bater à porta do poderoso e violento Herodes para lhe dizer que ele não podia ficar com a esposa de seu Irmão Felipe. Isto lhe mereceu a prisão, da qual ele saiu sem a cabeça. Mas cumpriu sua missão de profeta e, assim, fez jus à coroa da vitória reservada para quem cumpre a missão que Deus lhe destinou.

São João Batista, rogai por nós!

Pe. Jairo de Matos Fonseca sdb