SANTUÁRIO
Padroeiro
            SANTUÁRIO             Padroeiro

"Os elementos essenciais da devoção ao Coração de Cristo pertencem permanentemente à espiritualidade da Igreja ao longo de sua história. Porque desde o início, a Igreja ergueu os olhos para o Coração de Cristo trespassado na Cruz ... Sobre as ruínas acumuladas pelo ódio e pela violência será construída a civilização do amor assim o desejar, o Reino do Coração de Cristo ". [João Paulo II, Mensagem para os jesuítas, 05 de outubro de 1986]

O coração misericordioso de Deus há muitas referências no Antigo Testamento. Jesus "manso e humilde de coração" e sua misericórdia se fala muito no Novo Testamento. Os Padres da Igreja e os místicos medievais habitam sobre a importância do amor divino, de que o coração é a maior expressão.

O primeiro impulso à devoção do Sagrado Coração de Jesus vêm da mística alemã do final da Idade Média , representada especialmente por Matilde de Magdeburg e Santa Gertrudes de Hefta (segunda metade do século XIII).

A devoção ao Sagrado Coração, no sentido moderno, no entanto, começou com São Francisco de Sales (1567-1622). obra-prima do Savoy do Santo é "O tratado do amor que Deus - Teótimo" , em que a história do mundo aparece como uma "história de amor" para ser descoberto no coração de Jesus:

"Eu porei o meu tabernáculo no forno do amor, o coração perfurado por mim. No  esse fogo queimando no meu intestino me sinto reavivar a chama do amor  até agora tão definhando. Ah! Senhor, o seu coração é a verdadeira Jerusalém, deixe-me escolhê-lo para sempre como um lugar do meu repouso ... ".

Santa Margarida Maria Alacoque  (1647-1690), é conhecida como a freira da ordem da Visitação "mensageiro do Sagrado Coração." - Ordem fundada por São Francisco de Sales e Santa Joana de Chantal Baronesa -, tem desde 1673 um série de aparições do coração de Jesus:  "Divino coração foi-me apresentado como num trono de chamas, o sol mais ardência e transparente como cristal, com adorável praga; foi cercado por  uma coroa de espinhos e encimado por uma cruz. "

Na terceira aparição, Jesus pergunta Margaret à Comunhão cada primeira sexta-feira do mês e se prostram frente ao chão por uma hora na noite entre quinta-feira e sexta-feira. Estas palavras transformar as duas principais manifestações de devoção ao Sagrado Coração: a Comunhão da primeira sexta-feira do mês e do Santo horas para reparar os erros sofridos pelo Coração de Jesus.

No décimo segundo mês reunidos por Margaret Alacoque pela voz de Jesus (a "grande promessa" ) assegurou a graça aos fiéis que se aproximam da primeira sexta-feira do mês, durante 9 meses consecutivos e com um coração sincero, a Santa Eucaristia: " Eu prometo a você na excessiva misericórdia do meu coração que meu amor todo-poderoso conceda a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira do mês durante nove meses consecutivos a graça do arrependimento final. Eles não vão morrer em meu desagrado, nem sem receber os Sacramentos, e meu coração será seu refúgio seguro naquele último momento ".

A quarta e mais importante aspecto, que teve lugar no oitavo dia após a festa de Corpus Domini de 1675 (o mesma data que hoje o calendário litúrgico celebra a solenidade do Sagrado coração), Jesus disse à Irmã Margaret  , "Eis que aquele coração que tanto amou os homens não salvar nada até o sacrifício supremo, sem limites e sem reservas, para provar o seu amor . A maioria deles, no entanto, eu retribuo com ingratidão, que se manifestam com irreverência, sacrilégios e apatia e desprezo para mim neste sacramento do amor. Mas o que mais me preocupa é ver-me tratado muito bem por corações consagrados para mim ".

Nesta visão, Jesus perguntou o santo que a primeira sexta-feira após a oitava de Corpus Christi fosse consagrado pela Igreja em uma celebração especial em honra do seu coração.

O festival, celebrado pela primeira vez em Paray-le-Monial, a cidade da Borgonha, onde ficava o mosteiro de Irmã Margarida foi estendida a toda a Igreja pelo Papa Pio IX em 1856.

São João Bosco (1815-1888) foi particularmente dedicada ao Sagrado Coração, e não hesitou em aceitar, apesar do cansaço e idade agora saúde irrevogavelmente comprometida, o pedido do Papa Leão XIII para construir em Roma um templo internacional dedicada ao Sagrado coração de Jesus.

"Propagar esta devoção, que envolve todas: a devoção ao Sagrado  . Coração de Jesus Mantenha sempre antes de sua mente de" pensar Amor de Deus na Sagrada Eucaristia "[MB.XVI, 195].

Papa Leão XIII   (1810-1903), disposta na encíclica "Annum Sacrum" (1899) que o Ano Santo de 1900, foi dedicada ao Sagrado Coração. A 21 de julho de 1899 aprovou a Ladainha e a prática da 1ª sexta-feira, e 31 de dezembro de 1899 consagrou a humanidade e o mundo ao Sagrado Coração.

Em 2000, o Papa João Paulo II deu a solicitação de que o Senhor tinha feito a Irmã Faustina, por que institui a Festa da Divina Misericórdia no primeiro domingo depois da Páscoa ( Domingo depois da Páscoa ).

Na devoção ao Sagrado Coração de Jesus, em última análise gostaria de lembrar as letras  e encíclicas"Miserentissimus Redentor" de Pio XI (1928), "Haurietis aquas" de Pio XII (1956), "Investigabiles divitias Christi" de Paulo VI (1965) e "Dives in Misericordia" de João Paulo II (1980).