SANTUÁRIO
            SANTUÁRIO             Nossa História

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus surgiu sob a inspiração dos Salesianos. No dia 21 de janeiro de 1941, Pe. Carletti, inspetor, andou pelo serrado de Vila Nova, à procura de um local para instalação de uma Escola Agrícola, fora da capital. Gostou da área onde já existia uma chácara. Avistou-se com o senhor conselheiro da Assistência Social e tudo ficou facilitado.

Aos 27 de janeiro de 1941, o Senhor Arcebispo D. Emmanuel trazia de Silvânia o salesiano Pe. João Pian para dirigir a obra.

Surgiram benfeitores para contribuírem com a tão sonhada obra Salesiana, entre eles: Germano Roriz, Hélio Lobo, Dr. Antonio Barretos, José Hasmussem, que, juntamente com suas esposas, deram total assistência aos Salesianos Em maio de 1941, o Sr. Governador, Pedro Ludovico, a pedido de sua esposa Gercina, ofereceu ao Pe. Pian a escolha de um terreno entre a Praça Cívica e o bairro de Campinas, para construir um Educandário dentro da Capital.

Assim, Pe. Pian e Pe. Quintiliano fizeram sua escolha e receberam o bosque onde hoje se encontra o Ateneu Dom Bosco e, de 1942 até 1969, patrocinaram a obra de Vila Nova, destinando-lhe recursos financeiros e pessoal salesiano, como: Pe. Balestieri, Belarmino, Otávio Gretto, Francisco de Assis, Pe. Cunha e os diretores do Ateneu, Pe. Venturruzzo, Pe. Cleto Caliman e Pe. Geraldo Pompeu. Tudo foi até rápido. Em 3 de março de 1942, a obra recebia a denominação: Obras Assistenciais Salesianas de Vila Nova. Em 25 de dezembro de 1957, Dom Fernando Gomes dos Santos criou a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, com sede provisória na Capela feita pelo lendário Pe. Balesteri, ajudado pelo povo da 1ª geração de Vila Nova.

O terreno para Igreja Matriz de Vila Nova foi doado, em 1962, pelo Dr. Oswaldo Rosa. Neste ano, ela foi representada pelo vigário Pe. Francisco de Assis Pereira.

Em setembro de 1970, foi inaugurada a igreja nova do Sagrado Coração de Jesus e a Inspetoria São João Bosco separou do Ateneu as Obras Assistenciais Salesianas de Vila Nova.

Neste mesmo ano, foi criada a 1ª Comunidade Religiosa própria, composta pelos padres: Alberto, Leopoldino e Anacleto.

Em fevereiro de 1982, foi formada nova diretoria, composta pelos padres: Jayme, Gregório e Anacleto.

No ano de 2002, os salesianos deixaram a Paróquia Sagrado Coração de Jesus e, com o cuidado Pastoral e administrativo, passaram-na para os padres diocesanos.

No ano de 2010, a Inspetoria São João Bosco assumiu novamente o trabalho desta paróquia, tendo como pároco Pe. Pedro Sottani, mas a comunidade salesiana adida ao Ateneu Dom Bosco.

Em fevereiro de 2014, foi novamente erigia a comunidade Salesiana, tendo Pe. Jonathan Costa como pároco e como vigários paroquiais Pe. Gregório Baptista e Pe. Guilherme Assis.

Em 27 de novembro de 2017, com grande parte de sua reforma concluída, a nossa paróquia foi dedicada, recebendo a relíquia de São Francisco de Sales.

Em 2018, assume como pároco de nossa paróquia, o Pe. Reginaldo Fragoso Marinho, SDB.

A Paróquia está ligada ao Sistema Salesiano de Animação de Paróquias, uma frente de missão da Inspetoria São João Bosco (ISJB), que busca identificar pistas para evangelização-educação cristã das juventudes no contexto paroquial. Assim, atua na evangelização das juventudes nas paróquias que anima, otimizando a ação missionária, de protagonismo juvenil, permeado pelo Sistema Preventivo de Dom Bosco. Nesse sentido, as três dimensões de educação são os pilares também no contexto paroquial: a razão de nossa fé, a religião como relação com o Transcendente e a amorevolleza como uma manifestação da graça divina.

E, desde então, os Salesianos continuam transmitindo a caridade e a doçura de S. Francisco de Sales através de boas ações de acordo com os ensinamentos de Dom Bosco.