SANTUÁRIO
Padroeira
            SANTUÁRIO             Padroeira      

Para a tradição católica, Santa Bárbara foi uma jovem, virgem e mártir, que se manteve firme a ponto de entregar sua vida para não negar a sua fé.
Nascida em Nicomédia (onde hoje se localiza Ízmit, na Turquia) no século III, era uma jovem bela, filha única de Dióscoro, um homem rico e nobre que habitava na cidade.

Dióscoro acreditava que a cidade naquela época era muito corrupta, e não queria que sua filha convivesse nesse ambiente, e por isso, decidiu trancá-la numa torre. Foi nesse momento que ela começou a questionar se toda a natureza era realmente criação dos “deuses”, como seu tutor a ensinava.

Quando atingiu a idade de 17 anos, seu pai começou a permitir que ela recebesse visitas para encontrar um pretendente para o casamento, mas não permitia que ela saísse para a cidade. Por ser muito bonita e rica, tinha muitos pretendentes, mas ela não aceitava nenhum – desejava que o seu casamento fosse por amor verdadeiro. Dióscoro acreditava que as recusas feitas por Bárbara eram por causa do tempo que ela passou trancada na torre. Com muitas pressões para casar sua filha, decidiu que ela poderia conhecer a cidade.

Durante suas visitas à cidade, ela conheceu alguns cristãos de Nicomédia. Eles contaram-lhe sobre a vida de Jesus e seus ensinamentos, e também sobre a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Todas essas novidades sobre a fé tocaram muito o coração de Bárbara e deram respostas aos seus questionamentos sobre a criação da natureza. Ela se converteu ao cristianismo e foi batizada, tornando-se um exemplo de fé com suas virtudes.

Dióscoro decidiu construir uma casa de banho para Bárbara com duas janelas. Logo depois, ele precisou viajar, e enquanto seu pai estava fora, ela mandou construir uma terceira janela para representar a Santíssima Trindade e esculpiu também uma cruz. Quando seu pai voltou, percebeu as mudanças que ela havia feito e foi perguntá-la o motivo. Ela explicou que eram símbolos de sua nova fé, deixando-o furioso.

Percebendo que ela não mudaria de ideia com relação à sua fé, num momento de raiva, entregou sua filha para ser torturada em praça pública, acreditando que, dessa forma, ela negaria sua fé cristã. Porém, para a surpresa de todos, ela não negou sua fé e se manteve firme, mesmo diante de todos os sofrimentos. Bárbara teve os seios cortados e foi conduzida para fora da cidade, onde seu próprio pai a degolou.

Quando Dióscoro cortou a cabeça de Bárbara e ela rolou pelo chão, um raio riscou o céu e um trovão foi ouvido por todos da cidade. O corpo de Dióscoro caiu sem vida no chão, atingido pelo raio. Depois disso, Santa Bárbara ficou conhecida como “protetora contra os raios e tempestades”, além de ser padroeira dos artilheiros, dos mineradores e das pessoas que trabalham com o fogo. Sua festa é celebrada no dia 04 de dezembro. Ela nos ensina a buscar a verdade e que o casamento não deve acontecer por interesse, e sim, por amor. É um exemplo de fé e coragem.

ORAÇÃO PODEROSA:

“Ó Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre ao meu lado para que possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades e batalhas de minha vida, para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza: este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Receba as notícias e artigos da Paróquia Santa Bárbara - RJ. Cadastre seu e-mail...