Nossas Paróquias             Notícias             Acontece em Brasília o I Encontro Nacional de Paróquias Salesianas
02/10/2018 Samuel Daldegan | Paróquia São João Bosco SJDR Rede Salesiana de Paróquias Acontece em Brasília o I Encontro Nacional de Paróquias Salesianas
Participantes do encontro ao final da celebração presidida por Dom Sérgio da Rocha, cardeal arcebispo de Brasília
"A presença dos leigos está confirmada, como um marco histórico a partir desse Ano Nacional do Laicato."

Entre os dias 25 e 27 de setembro aconteceu em Brasília o I Encontro Nacional de Paróquias Salesianas. Cerca de setenta a cinco pessoas, entre párocos e leigos, participaram desses dias de formação e partilha que marcou a oficiliização a Rede Salesiana de Paróquias, instituição que pretende apoiar as práticas pastorais e administrativas das paróquias confiadas aos Salesianos de Dom Bosco. O encontro aconteceu no Centro de Convenções Israel Pinheiro, local propício para o acolhimento dos participantes e realização das atvidades.

No primeiro dia, conduzidos pelo Pe. Nivaldo Pessinati sdb, os participantes puderam refletir sobre o tema "Partilhar e Inovar para a ressignificação da Paróquia Salesiana". Houve também um passeio turístico pela capital federal e à noite a Santa Missa no Santuário São João Bosco, presidida pelo cardeal arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha. A primeira noite do encontro teve ainda uma noite cultural com concerto da Orquestra do Teatro Nacional de Brasília. [ver vídeo]

Já no dia 26 de setembro os trabalhos estiveram voltados para o estudo do Documento 105 da CNBB "Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade". O Pe. Antônio Xavier, da comunidade Canção Nova fez uma apresentação teórica do documento pela manhã e à tarde o Pe. Assis Moser sdb tratou do tema, mais voltado à realidade das comunidades paroquiais salesianas pelo tema "Salesianos leigos e leigas na Igreja e no mundo". À noite houve a celebração da Santa Missa e tempo livre para a confraternização.

O último dia de encontro iniciou com Santa Missa em ação de graças por esses momentos tão ricos de partilha. Em seguida o Ir. Diego Joaquim CSsR, coordenador da Pastoral da Comunicação no regional Centro-Oeste da CNBB ofereceu uma oficina sobre a atuação dessa pastoral nas paróquias, dialogando todo o tempo com as relidades apresentadas pelos párocos e leigos e dando orientações com base nos documentos da Igreja direcionados ao trabalho de comunicação.

Nossa paróquia esteve representada pelo pároco, Pe. Roberto Modesto sdb e por Samuel Daldegan que coordena atualmente a Pastoral da Comunicação, como representante leigo. O próximo encontro está agendado para acontecer entre os dias 24 e 26 de setembro, no mesmo local. E a presença dos leigos está confirmada, como um marco histórico a partir desse Ano Nacional do Laicato.

Samuel Daldegan