Nossas Paróquias
Notícias
            Nossas Paróquias             Notícias             Acontece em Brasília o I Encontro Nacional de Paróquias Salesianas
02/10/2018 Samuel Daldegan | Paróquia São João Bosco SJDR Rede Salesiana de Paróquias Acontece em Brasília o I Encontro Nacional de Paróquias Salesianas
Participantes do encontro ao final da celebração presidida por Dom Sérgio da Rocha, cardeal arcebispo de Brasília
A+ a-
"A presença dos leigos está confirmada, como um marco histórico a partir desse Ano Nacional do Laicato."

 

 

Entre os dias 25 e 27 de setembro aconteceu em Brasília o I Encontro Nacional de Paróquias Salesianas. Cerca de setenta a cinco pessoas, entre párocos e leigos, participaram desses dias de formação e partilha que marcou a oficiliização a Rede Salesiana de Paróquias, instituição que pretende apoiar as práticas pastorais e administrativas das paróquias confiadas aos Salesianos de Dom Bosco. O encontro aconteceu no Centro de Convenções Israel Pinheiro, local propício para o acolhimento dos participantes e realização das atvidades.

No primeiro dia, conduzidos pelo Pe. Nivaldo Pessinati sdb, os participantes puderam refletir sobre o tema "Partilhar e Inovar para a ressignificação da Paróquia Salesiana". Houve também um passeio turístico pela capital federal e à noite a Santa Missa no Santuário São João Bosco, presidida pelo cardeal arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha. A primeira noite do encontro teve ainda uma noite cultural com concerto da Orquestra do Teatro Nacional de Brasília. [ver vídeo]

Já no dia 26 de setembro os trabalhos estiveram voltados para o estudo do Documento 105 da CNBB "Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade". O Pe. Antônio Xavier, da comunidade Canção Nova fez uma apresentação teórica do documento pela manhã e à tarde o Pe. Assis Moser sdb tratou do tema, mais voltado à realidade das comunidades paroquiais salesianas pelo tema "Salesianos leigos e leigas na Igreja e no mundo". À noite houve a celebração da Santa Missa e tempo livre para a confraternização.

 

 

 

 

 

 

O último dia de encontro iniciou com Santa Missa em ação de graças por esses momentos tão ricos de partilha. Em seguida o Ir. Diego Joaquim CSsR, coordenador da Pastoral da Comunicação no regional Centro-Oeste da CNBB ofereceu uma oficina sobre a atuação dessa pastoral nas paróquias, dialogando todo o tempo com as relidades apresentadas pelos párocos e leigos e dando orientações com base nos documentos da Igreja direcionados ao trabalho de comunicação. 

 

Nossa paróquia esteve representada pelo pároco, Pe. Roberto Modesto sdb e por Samuel Daldegan que coordena atualmente a Pastoral da Comunicação, como representante leigo. O próximo encontro está agendado para acontecer entre os dias 24 e 26 de setembro, no mesmo local. E a presença dos leigos está confirmada, como um marco histórico a partir desse Ano Nacional do Laicato.

Samuel Daldegan

[email protected]

Nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
 Veja mais notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Santuário São João Bosco - MG. Cadastre seu e-mail...