Nossas Paróquias             Notícias             Carta familiar do Reitor-mor
10/06/2015 sdb.org Notícias Paroquiais Carta familiar do Reitor-mor

Fonte: SDB

Uma carta para encontrar-se, para partilhar alguns momentos especiais da vida da Família Salesiana (como o Encontro dos Superiores e Coordenadores Maiores da FS) e para apreciar os mais belos testemunhos oferecidos ultimamente por esse vasto movimento de pessoas para a salvação dos jovens: estação as principais finalidades da carta familiar do Reitor-Mor, publicada no dia 5 de maio no novo site da Congregação Salesiana.

A carta começa com a explicação do sentido desse tipo de documento, diferente das Cartas publicadas nos Atos do Conselho Geral, pois é concebida “como uma expressão muito familiar de partilha de notícias, simples reflexões de vida, de sonhos, de acontecimentos”. Para consolidar esta forma de comunicação das cartas familiares, o Reitor-Mor lhe define também o ritmo programado (ordinariamente pelos meses de abril-maio e no mês de outubro) e relembra outrossim a terceira modalidade, constituída pelos vídeos da série “Queridos Irmãos”, recordando mais como as Cartas familiares e os Vídeos sejam traduzidos a 20 línguas, justamente para chegar até ao coração dos destinatários.

Padre Artime evoca igualmente o valor “único” e “histórico” do Encontro dos Superiores e Coordenadores Maiores da FS, feito em Turim nos dias em torno da Festa de Dom Bosco: um momento de profunda compartilha carismática, espiritual e humana, para “renovar o nosso empenho e a missão em favor dos/das jovens de todo o mundo, especialmente os mais pobres, abandonados, excluídos: foi «uma profissão de Fé Cristã e Salesiana”.

Por fim o Reitor-Mor relembra algumas “notícias do muito que Deus nos permite fazer como Família Salesiana, pelo mundo, em favor dos mais necessitados”: o serviço prestado em favor dos refugiados no Sudão do Sul como aquele pelos órfãos do ebola, em Serra Leoa; o auxílio às populações atingidas por calamidades naturais (Filipinas, Nepal) como àquelas provadas pela guerra (Ucrânia, Síria Iêmen…); os testemunhos heroicos, como o do jovem ex-aluno Akash Bashir, no Paquistão, como a obra silenciosa, mas profícua, prestada por Salesianos e Membros da FS em tantas realidades do Globo.

O texto completo da carta familiar está disponível no site da Congregação Salesiana.