COMUNIDADES
Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora
            COMUNIDADES             Comunidades

História da Capela Nossa Senhora Auxiliadora da Paróquia São João Bosco do Núcleo Bandeirante - DF

O Padre Roque, primeiro Pároco da construção de Brasília, padre Salesiano, era pároco da Paróquia São João Bosco e tinha o sonho de construir uma capela na comunidade que levasse o nome de Nossa Senhora Auxiliadora, que faz parte da devoção dos Salesianos. Pediu a uma das paroquianas, que viajava sempre a outros estados, que quando fosse a uma dessas viagens trouxesse pra ele uma imagem de Nossa Senhora Auxiliadora. Assim foi feito. Essa paroquiana trouxe de uma de suas viagens a imagem e presenteou o padre Roque. Ele entregou essa imagem a dona Maria Henriqueta, uma senhora que era muito devota de nossa senhora e morava em uma invasão próximo ao Núcleo Bandeirante. Com a ajuda de Padre Roque, os moradores dessa invasão foram levados para um local da cidade do Núcleo Bandeirante, que levou o nome de Divinéia. Logo quando se assentaram no novo endereço se iniciaram as visitas da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora às residências, rezando o terço. As missas eram rezadas, semanalmente, em um galpão próximo ao campo de futebol que já havia ali a algum tempo. Era um galpão construído para servir de apoio para a associação dos moradores, que procuravam estruturar o novo bairro. Com o tempo Padre Roque conseguiu encontrar um local onde poderia ser construída a capela tão sonhada. Ali o padre Roque celebrava missas ao ar livre e as senhoras da região colaboravam convidando os moradores para participarem das celebrações. Nesse local padre Roque enterrava medalhas de Nossa Senhora Auxiliadora, abrindo o buraco no chão com os próprios pés, pois não conseguia mais se agachar. Os moradores instituíram a Pastoral da Construção e iniciaram a arrecadação de porta em porta para a construção da Capela. As contribuições eram feitas mensalmente e havia contribuintes espalhados por todo o Núcleo Bandeirante. Em 1999, iniciaram-se as celebrações no local da construção. Já havia a estrutura do salão construída. Em 2000, foram iniciadas as festas da padroeira, que deram uma grande alavancada nas obras. Em 2009 a Capela estava completamente pronta. Até chegar aí houve campanha de piso, campanha do sacrário, campanha dos bancos e a cada campanha a capelinha ia ficando mais bela. Hoje, estamos edificando a Igreja, Corpo Místico de Jesus Cristo, para que possamos fazer de nossa comunidade dedicada a Nossa Senhora com o título de Auxiliadora dos cristãos, verdadeiros servos e auxílio dos mais necessitados.

A capela tem características de igrejas do interior por causa das duas torres, os balaústres que cercam toda a igreja e ainda, a imagem de Nossa Senhora pintada em cerâmica na fachada. O sacrário e os bancos vieram do interior de Minas Gerais. O sacrário foi feito por um artista mineiro, em madeira com uma placa de metal fundida com o desenho de um cálice. As pessoas que frequentam a Capela falam que lá “sentem a presença de Deus”; “ É um local que fica fora da correria da cidade, onde não se ouve o trânsito da cidade”. “É muito tranquila. Local ideal para estar em oração”.

Atualmente a Capela Nossa Senhora Auxiliadora conta com a seguinte estrutura:

Missas:

Domingo:       19:00

Terça-feira:    20:00

Todos os dias 24 do mês

Adoração:

Todas às 5ª feiras: às 15:00

Todos os dias 24 do mês

Oração das Mil Ave Marias: todo segundo sábado do mês: 13:00

Pastorais, Movimentos e Serviços

Acolhida: Genilda Almeida - Nilda

Catequese: Carlinhos Romeiro