COMUNIDADES
Comunidade Matriz - São João Bosco
            COMUNIDADES             Comunidades

BREVE HISTÓRICO DA PARÓQUIA SÃO JOÃO BOSCO DO NÚCLEO BANDEIRANTE

A Paróquia São João Bosco do Núcleo Bandeirante - Brasília, DF, foi fundada no dia 16 de julho de 1957, dia de Nossa Senhora do Carmo, por Dom Fernando Gomes dos Santos, Arcebispo de Goiânia, que nomeou como primeiro pároco o nosso querido e saudoso padre Roque Valiati Baptista, um Salesiano de D. Bosco (sdb), que havia chegado aqui, no começo de Brasília, em 18 de abril de 1956.

Como todas as moradias da época, a primeira igreja foi erguida de madeira. Nela foi realizado o 1º casamento e a 1ª semana-Santa de Brasília. Graças aos esforços do Pe. Roque e da comunidade, a construção da Igreja definitiva teve início em 1973 e durou 10 anos. Este ”valente pioneiro” só deixou a paróquia quando partiu para a eternidade em 15.06.1994, deixando, como sucessor, o amigo e pioneiro Pe. Rubens Vargas Trindade, que liderou a paróquia em dois períodos diferentes: de 1994 a 1999 e de 2006 a 2007. O 3º pároco foi o Pe. Marcos dos Prazeres, que foi pároco de 1999 a 2006. O 4º pároco, Pe. Paschoal Andreiuolo, assumiu a paróquia de 2006 a 2010. O 5º pároco foi o Pe. Ricardo Sávio do Sacramento, de 2010 a 2014. O 6º pároco, Pe. Pedro Sottani, tomou posse das mãos de D. Sérgio da Rocha no dia 31.01.2014, dia de S.João Bosco, e ficou à frente da paróquia até sua morte, no dia 18 de julho de 2015. O padre Oscar Campos assumiu temporariamente a paróquia até a posse do 7º e atual pároco, Padre Nilson Farias dos Santos, que foi empossado em setembro de 2015 e faz um excelente trabalho pastoral na comunidade paroquial e nas Capelas Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Divinéia; Nossa Senhora Aparecida, na Metropolitana e São José, na Vila Cauhy.

A Paróquia São João Bosco do Núcleo Bandeirante é muito dinâmica, além do pároco ela conta com as presenças do vigário Pe. Ivan, dos auxiliares padre Moyzés Marchesi, padre Eurico, padre José Pedro e da atuação de muitos leigos comprometidos e ativos em várias pastorais e grupos da Família Salesiana. Na matriz, há duas missas diárias e 6 missas no final de semana.

Receba as notícias e artigos da Paróquia São João Bosco - DF. Cadastre seu e-mail...