Nossas Paróquias             Notícias             Encontros celebram o mês da Bíblia na Paróquia São João Bosco
13/09/2018 Ilaildo Santana | Paróquia São João Bosco SJDR Formação de leigos Encontros celebram o mês da Bíblia na Paróquia São João Bosco
"Os encontros se estenderão pelo mês de setembro e estão sendo uma excelente iniciativa para formação de leigos, nesse Ano Nacional do Laicato."

" A SABEDORTIA É UM ESPÍRITO AMIGO DO SER HUMANO" (Sb1,6a)

Ao término da Santa Missa das 19h no Santuário de São João Bosco, teve início nesta quinta-feira de os Encontros Bíblicos ministrados pelo Pe, Roberto Modesto Carneiro sdb e Pe. Jairo de Matos sdb no Centro Catequético da paróquia, em celebração ao Mês da Bíblia.

Evento este com gratuidade e disponibilidade de nossos palestrantes, cujo trabalho feito pedagogicamente contou com quarenta e oito inscritos para os encontros, destacando o Livro da Sabedoria, com entrega de material didático e muita animação. Para esse ano, a proposta é estudar e rezar o Livro da Sabedoria, tendo como tema: “Para que n’Ele nossos povos tenham vida – Livro da Sabedoria” e o lema: “A Sabedoria é um espírito amigo do ser humano “ (Sab 1, 6a ).

O tema e o lema foram escolhidos à luz do Documento de Aparecida pela Comissão Bíblico-Catequética da CNBB, juntamente com as instituições bíblicas, entre elas o Serviço de Animação Bíblica ( SAB/ Paulinas ). Os encontros se estenderão pelo mês de setembro e estão sendo uma excelente iniciativa para formação de leigos, nesse Ano Nacional do Laicato.

SABEDORIA NA ORAÇÃO: UMA REVELAÇÃO DIVINA

No dia 13 de Setembro de 2018 aconteceu o Segundo Encontro Bíblico no Centro Catequético da paróquia após a Santa Missa das 19h no Santuário de São João Bosco, ministrados pelo Pe.Roberto Modesto Carneiro sdb e Pe. Jairo de Matos sdb, em celebração ao Mês da Bíblia.O Encontro contou com 48 inscritos e a proposta é estudar e rezar o Livro da Sabedoria, tendo como tema: “Para que n’Ele nossos povos tenham vida – Livro da Sabedoria” e o lema: “A Sabedoria é um espírito amigo do ser humano “ (Sab 1, 6a ). Para tal, houve a preparação do ambiente com Bíblia aberta em Sb 9,1-6, velas acesas, Carta encíclica Laudato Si, imagens da flora e fauna, poluição, tragédias ambientais provocadas por intervenção humana,trânsito congestionado. No geral,Acolhida e Canto, Oração,Símbolos, Introdução à Leitura Sb 9,1-6 trazendo o texto para perto de nós, Oração que brota da Palavra,Nosso compromisso coma Palavra, Lembrete e Considerações Finais.

A SABEDORIA ORIENTA A HISTÓRIA: CAMINHOS DE LIBERTAÇÃO

O terceiro Encontro Bíblico no Centro Catequético da Paróquia e Santuário de São João Bosco após a Santa Missa das 19 h deste 20 de Setembro de 2018, ministrado pelo Padre Jairo de Matos e Roberto Modesto Carneiro, sdb. Com a proposta de estudar e rezar o Livro da Sabedoria, tendo como tema:" Para que n'Ele nossos povos tenham vida - Livro da Sabedoria" e o lema: " Sabedoria é um espírito amigo do ser humano" ( Sab 1, 6a). Para tanto,foi preparado o ambiente com Bíblia Aberta e símbolos que retratam o êxodo vivido pelo povo no passado e vive ainda atualmente, trago pelos participantes.

"SÁBIAS ESCOLHAS: NÃO À IDOLATRIA"

No quarto encontro do mês da Bíblia sobre o Livro da Sabedoria aconteceu no dia 27 de setembro e o texto que foi escolhido é sobre a consequência da idolatria: Sab 14, 27-31. A idolatria consiste em cultuar ídolos tal como pessoas, dinheiro,carrro, poder,status, projeção social,que são adoradas substituindo o verdadeiro Deus.Ela esteve presente em toda a história do povo de Israel.Numa visão histórica,o texto sagrado da Sabedoria foi escrito sob domíniodo Império Romano que prestava cultos idolátricos para promover a paz entre os povos,mas sendo o mesmo motivo de perversão, origem e meio de todo o mal (Sab 14,27). Em seus ídolos, o homem busca não se moldar aos projetos de Deus, e sim encontrar ou fabricar um deus que se molde a ele ou a seus propósitos. Há diferenças entre ídolos e imagens sacras. O uso de imagens para veneração não se aplica à adoração. Assim concluimos que nada pode estar acima de Deus em nossas vidas e que somente e perante ao nome de Deus "todo joelho se dobre nos céus, sobre a terra e debaixo da terra" (Fl 2,10).

Ilaildo Santana