Nossas Paróquias
Notícias
            Nossas Paróquias             Notícias             Encontro de formação reúne catequistas na Paróquia São João Bosco
17/02/2019 Débora de Jesus | Pascom PSJB Catequese Encontro de formação reúne catequistas na Paróquia São João Bosco
A+ a-
""Vai trabalhar pelo mundo afora. E#u estarei até o fim contigo""

No dia 17 de fevereiro, no Movimento Comunitário Dom Bosco, aconteceu o Encontro de Formação para Catequistas, iniciado às oito horas e trinta minutos. Participaram dessa formação os catequistas da paróquia anfitriã e das Paróquias Imaculada Conceição e Senhor do Monte, todas elas da cidade e Diocese de São João del - Rei, Minas Gerais. 

O evento envolveu os catequistas com uma dinãmica baseada nas Sagradas Escrituras, no segundo capítulo do Evangelho de Lucas, do versículo 40 ao 52. Essa dinâmica levou os participantes à reflexão da mensagem evangélica, culminando música e animação dos presentes.  Logo em seguida, a primeira palestra do dia com a catequista Carla Borges teve como tema "a espiritualidade do catequista". Ela trouxe como reflexão a importância da oração na vida da criança, tanto na catequese com ajuda e estímulo do catequista, quanto em casa com a família, tendo como exemplo a sua família que deve rezar unida. 

Padre Roberto Modesto fez a segunda palestra sobre a "vocação do catequista", falando sobre a relevância do catequista na vida dos catequizandos , pois eles nos levam a conhecer a Deus. Por isso, é importante que o catequista transmita confiança para suas crianças, ensinando a elas que devem confiar primeiramente nos ensinamentos de Deus, para depois essa confiança ser construída na convivência cotidiana da criança com a família, com o catequista e com as demais crianças. 

Após o almoço o terceiro momento formativo com o professor José Luiz de Oliveira, sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2019: Fraternidade e Políticas Públicas. Segundo ele "como cristão somos chamados a participar da elaboração das políticas públicas". Para tanto, precisamos "superar a dualidade no campo da fé e da política, educaro humanismo solidário, pois ninguém pode serntir-se seguro em um mundo onde há sofrimento e miséria", afirmou o palestrante. Cada um dos momentos formativos propôs aos catrequistas questionamentos para ser discutidos em grupo. O resultado foi apresentado na plenáriua final. Ao final da tarde houve ainda um lanche de confraternização entre os presentes. 

O envio dos catequistas aconteceu durante a Santa Missa às 19h30min, quando os catequistas renovaram, sobre as Sagradas Escrituras, seu compromisso, sua missão juntos a crianças, jovens e adultos que ingressam na vida cristã. 

Débora Kelly Lopes Neves de Jesus

[email protected]

Nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
 Veja mais notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Santuário São João Bosco - MG. Cadastre seu e-mail...