PASTORAIS E MOVIMENTOS
Proclamadores da Palavra
            PASTORAIS E MOVIMENTOS             Pastorais e Movimentos

O proclamador da Palavra é o seu primeiro ouvinte. Por isso, deverá ler e meditar a leitura em casa, durante a semana para ser verdadeiro ministro da Palavra. Ele deverá aprender a “sumir” diante de Cristo a quem empresta sua voz e seu jeito de comunicar. Quem as proclama deve ao menos dar uma olhada no Lecionário e ai estudá-las. Por ser um livro litúrgico, ao qual se deve verdadeiro respeito, e também pelo seu preço elevado, a Igreja tem verdadeiro cuidado em sua conservação. Mas é sempre possível consultá-lo com antecedência na sacristia paroquial ou mesmo através revistas litúrgicas (como a Liturgia Diária e a Deus Conosco), ou mesmo na internet, onde há vários sites disponibilizando o conteúdo diário das leituras da Santa Missa, como por exemplo o site da CNBB.

Há ainda Bíblias que trazem no final o elenco das leituras da Santa Missa, mas normalmente o texto é um pouco diferente do texto litúrgico. Mas, sempre que se recorre a qualquer um desses subsídios, é importante ler ao menos algumas vezes no próprio Lecionário, pois pode haver algum erro em algumas dessas edições, e o leitor pode ser surpreendido no ambão. Também se deve estar atento que em determinadas situações poderão haver leituras mais apropriadas às circunstâncias, como festa do padroeiro e outros santos.

Onde ocorrem as reuniões? Na Paróquia.

Quando?

Coordenador: Sebatsião Donizetti.