COMUNIDADES

Bairro Nova Gameleira

30.510-200 - Belo Horizonte – MG

Dia do Padroeiro (a): 31/01

Horário de Celebração: Domingo às 19:00 hrs (de 15 em 15 dias)

Breve Historico: Um pouco de nossa historia (1980-2018)

Até 1980, as missas eram realizadas no Colégio Salesiano. Naquela época, as freiras do Hospital Sarah Kubistcheck davam catecismo para a criançada, ao ar livre.

Por volta do mês de setembro de 1980, iniciou-se um cursinho de bíblia e em 1981 o cursinho de bíblia transformou-se em Círculo Bíblico, e nesse ano realizamos diversos cursos, e a partir daí as missas no Salesiano passaram a ser celebrações da vida da comunidade que nascia. E foi nesse momento que escolhemos SÃO JOÃO BOSCO como nosso padroeiro.

Em 14/março/82 elegemos a primeira equipe de coordenação da nossa comunidade. Agora sim! Nasceu a COMUNIDADE SÃO JOÃO BOSCO. E o Padre Gruen foi quem se responsabilizou pela formação do primeiro grupo de catequistas.

A Comunidade São João Bosco cresceu rápido e o espaço cedido pelo Colégio Salesiano tornou-se pequeno. Foi necessário encontrar um local maior e de propriedade da comunidade. Aqui no bairro existia muitos terrenos baldios, cheios de mato. Escolhemos o mais central – é onde hoje estamos reunidos.

Naquela época tinha um lixão em volta de um padrão de luz abandonado. E foi aqui que começamos com a celebração da missa, no meio do mato, o vento apagando as velas e, se de repente começasse a chover, juntávamos altar, toalhas, hóstias, tudo e corríamos para casa do Sô Gervásio, bem ali em frente.

Em novembro de 1982 o terreno já estava limpo – fincamos um cruzeiro de madeira, marcando o nosso território. E o local passou a ser conhecido como “Cruzeiro”.

Em meados de 83, cercamos o terreno com arame. E em agosto do mesmo ano, o Padre Décio Zandonade (hoje, Dom Décio) ganhou um caminhão de tábuas de caixotes da FIAT Automóveis, tábuas estas com as quais construímos o nosso primeiro salãozinho.

Por muitos anos usamos essa estrutura (madeira, capim e fé), mas era necessário pensar em uma construção mais sólida e maior. Infelizmente no ano de 1986, em meio a muita confusão, foi realizado um projeto que infelizmente não deu certo, pois em plena execução, construção desabou. Foi um duro golpe na comunidade. Voltamos quase ao ponto zero. No entanto, como Paulo diz na Carta aos Romanos (cap. 11,16-20), “o que brota das raízes profundas de Cristo sempre renascerá”.

Em 1989 conseguimos nos reerguer. Reconstruímos o nosso salãozinho e desta vez, de tijolos. O primeiro salãozinho, o de tábuas, estava apodrecido e sem condições. Com alegria e bem esperançosos continuamos a caminhada. E após muitos anos de trabalho temos nossa igreja, nossa querida comunidade São João Bosco!

Durante esses trinta e oito anos de caminhada comunitária, muitos companheiros nos deixaram, saudosos companheiros. Em 2017 recebemos uma graça, porque após cinco anos de uma triste disputa na justiça, a nossa comunidade sai vitoriosa e continuamos nossa caminhada. Por isso é importante contarmos a nossa historia, para que todos nós tenhamos conhecimento de como foi construído o que temos hoje. E também é necessário e de grande importância relembrar os desafios vividos, pois é assim que vamos encontrar o caminho para o futuro. Vivemos grandes momentos e viveremos muitos mais, juntos e com o exemplo de Dom Bosco continuamos a construção do Reino de Deus.

VIVA DOM BOSCO!

Receba as notícias e artigos da Paróquia Cristo Luz dos Povos. Cadastre seu e-mail...