COMUNIDADES

30510-670 -  Belo Horizonte - MG

Dia do padroeiro (a): 12/10

Horário de Celebração: Sábado às 19:00 hrs

Capacidade 15 pessoas. Nome na Lista (feita pela equipe de liturgia)

PASTORAIS EXISTENTES (NOME E FAIXA ETÁRIA)
Faixa etária: 14 a 50 anos.

Catequese de crianças
Faixa etária: 08 a 14 anos.

Catequese de Crisma
Faixa etária: 14 a x anos.

Círculo bíblico
Faixa etária: 23 a 80 anos.

Ministro da Eucaristia
Faixa etária: 23 a 65 anos.

Ministro da Palavra
Faixa etária: 60 anos.

Dízimo
Faixa etária: 23 a 49 anos.

Batismo
Faixa etária: 45 a 60 anos.

MOVIMENTOS EXISTENTES
Terço de Nossa Senhora
Faixa etária: 23 a 86 anos.

Terço dos Homens
Faixa etária: 25 a 80 anos.

Adoração do Santíssimo Sacramento
Faixa etária: 23 a 80 anos.

Guarda de Congo Benedito Nossa Senhora do Rosário
Faixa etária: 02 a 80 anos.

Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário Aparecida
Faixa etária: 11 a 80 anos.

BREVE HISTÓRICO:

A ocupação na região do Cabana em princípio se deu em meados de 1954 com alguns moradores localizados na região do Alto das Antenas. Nome denominado às duas torres da rádio da Inconfidência existentes na região do Nova Gameleira. Em 1958 iniciaram as rezas em frente a um lote onde se construiria a Capela Nossa Senhora Aparecida. Era apenas o terreno com uma cruz de madeira, os moradores buscavam água lá na Avenida Amazonas, antiga COBEC onde foi o galpão da Guiatel, para jogarem no pé da cruz e rezavam para que Deus mandasse chuva.
Naquela época quem atuava muito era o Sr. João Rolha, Sr. Geraldinho, Sr. Raimundo, Sr. Barroso, Sr. Miltão, Sr. João do Banco, D. Eugênia, Sr. Carijó e sua esposa D. Margarida, Sr. Adão, Sr. Nôca, D. Sãozinha, Sr. Afonso, Sr. Eni Carajá (chamado de Índio) Sr. Germano, D. Zica, Sr. Quirino, Sr. José Martins e sua mãe D. Raimunda (coroação do Amor Divino), entre outros, lá se fazia barraquinhas, leilões e todas as formas sociais de arrecadação para a construção da capela. Isso sendo concluído somente a alvenaria e a laje por volta de 1968 onde começaram as celebrações. Nos relatos conta-se que em 14 de abril de 1968 foi celebrada á Páscoa, onde foi inaugurado à capela do Santíssimo Sacramento por Dom João Resende Costa às mãos de D. Lica. Em outubro do mesmo ano houve a primeira festança e quermesse com barraquinhas e brincadeiras para as crianças. Em 1970 a conclusão da laje e o acabamento só foi concluído em 1980 onde houve a celebração com a presença do cantor e compositor parceiro de padre Zezinho, Astúlio Nunes, coincidindo com a visita do Papa João Paulo II em Belo Horizonte.

DATA DE FUNDAÇÃO
1968

Receba as notícias e artigos da Paróquia Cristo Luz dos Povos. Cadastre seu e-mail...